Uma homenagem a altura da grandiosa importância dos profissionais da Medicina do Trabalho. Assim foi o evento que aconteceu no dia 25 de outubro no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e que foi presidido pelo vereador e também médico Dr. Marcos Paulo (Psol). Na ocasião foram homenageados a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) e 14 médicos que atuam na função de proteger e garantir condições dignas para os trabalhadores.
Durante o evento também foi entregue à ABMT o conjunto de medalhas Pedro Ernesto, maior honraria conferida pela Câmara. A medalha foi recebida pelo Dr. Gualter Nunes, presidente da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho.
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO
A Associação Brasileira de Medicina do Trabalho foi fundada em 14 de dezembro de 1944 na cidade do Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil e o embrião de todas as 26 associações de Medicina do Trabalho no Brasil.
O médico do trabalho tem o papel fundamental de avaliar e acompanhar os trabalhadores, seja de qualquer empresa, afim de garantir que as condições de trabalho ou o tipo de serviço não prejudique a saúde dos funcionários. Além disso, acompanha e previne doenças e acidentes, se preocupa com a inserção dos trabalhadores com deficiência e orienta a sustentabilidade nos ambientes de trabalho. Podendo também realizar exames periódicos e monitorar que a saúde dos funcionários esteja sempre em dia.
Médicos homenageados da noite ocupam as cadeiras do plenário
Para comemorar e homenagear este ramo importante da medicina, 14 médicos do trabalho receberam das mãos do vereador Dr. Marcos Paulo moções de congratulação e louvor pelo digno trabalho no Rio de Janeiro.
A convite do vereador, compôs a mesa para a homenagem os médicos Dr. Rômulo Campello, da Somerj, Dr. Gualter Nunes, presidente da ABMT, o vereador e médico Dr. Marcos Paulo, o Dr. Ronaldo Vinagre, da Câmara de Medicina do Trabalho do Cremerj e também o Dr. Sylvio Provenzano, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ).
“A Associação Brasileira de Medicina no Trabalho foi declarada utilidade pública pelo Decreto 40.162 de 10/10/1955 mantendo forte espírito de vanguarda, luta em prol de melhores condições de vida e de trabalho para todos os brasileiros. O principal reconhecimento por Honra ao Mérito hoje com a concessão da Medalha Pedro Ernesto pela ABMT resultou do árduo caminho trilhado até 2019, ano em que completa 75 anos de atividade.”, exaltou o vereador antes de entregar a medalha ao presidente da ABMT.
Momento em que o vereador Dr. Marcos Paulo entrega a moção de congratulação e louvor ao Dr. Gualter Nunes, presidente da ABMT.
A noite ficou ainda mais especial com a presença ilustre do coral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que colocou os médicos para cantar juntos diversas peças e, no final, interpretou em coro o hino da cidade do Rio de Janeiro.
Coral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro dá o tom durante a homenagem