A prefeitura até tentou vetar nosso projeto, mas derrubamos o veto!!
A nossa lei 7197/2021, que obriga a Prefeitura a criar o Programa de Navegação de Pacientes (PNP) com Câncer na rede municipal de saúde, foi promulgada e já está em vigor.
Nossos impostos têm que ser usados também para agilizar o tratamento de quem tem câncer!
Neste ano de 2022 nosso mandato vai trabalhar muito para que os pacientes em tratamento oncológico na cidade tenham acesso a um atendimento rápido porque sabemos que o tempo é um fator determinante para que vidas sejam salvas.
Nossa lei prevê que as pessoas diagnosticadas com câncer tenham o apoio do navegador, profissional de saúde, que vai acompanhá-las em todas as fases do tratamento, ajudando na marcação de consultas e exames, reduzindo o tempo de espera.
Além da falta de vagas no sistema público de saúde, um dos grandes problemas enfrentados é a falta de informação. Com o auxílio do navegador, o paciente se sente amparado, e vai conseguir acessar os serviços com mais rapidez e agilidade.
O projeto já deu certo no Rio Imagem, onde foi encerrado, e no Hospital da Mulher, em São João de Meriti, onde estive pessoalmente conferindo de perto no ano de 2021.
O câncer tem cura e o paciente que recebe este diagnóstico tem o direito de viver e viver bem!
Abaixo a matéria que o Jornal O Dia fez sobre a luta do nosso mandato em 2021 para aprovar o Projeto de Lei da Navegação contra o Câncer, na época em que nosso PL ainda estava tramitando, antes de virar lei: