Mal o ano começou e o prefeito Crivella já mandou cortar mais de 3 milhões de reais do orçamento que estava previsto para a Subsecretaria Municipal de Bem Estar Animal (Subem) neste ano de 2020. O corte foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 27 de Janeiro de 2020 (decreto 47.108).
Entre os cortes, ele retirou emendas apresentadas e aprovadas pelo vereador Dr. Marcos Paulo na Câmara, para destinar este ano mais recursos para castrações públicas, para reformar a Fazenda Modelo e para montagem de uma equipe que pudesse multar quem cometer maus tratos contra animais na cidade. Hoje a prefeitura não multa ninguém por maus-tratos ou abandono.
Infelizmente, com mais esse desserviço, Crivella mostra que sua Prefeitura e a Subem que ele criou em 2017 têm papel apenas decorativo na causa animal. Não há interesse algum em implementar políticas públicas para os animais em nossa cidade.
Vale lembrar que, depois de vários cortes no orçamento, a Subem encerrou o ano de 2019 com apenas R$ 5,30 milhões gastos com os animais, uma queda de 54% em relação aos 11,40 milhões investidos em 2016.